quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Negros no cinema

Hoje vi uma matéria interessante, onde o fotógrafo senegalês, Omar Diop, recria cenas que marcaram o cinema mundial; mas com modelos negros. 
Isso me fez pensar no espaço que os negros conquistaram ao longo dos anos nas telas, o quanto é difícil ser reconhecido. Dizem por ai que sociedade mudou, que o racismo diminuiu - alguns até afirmam não existir mais, o que não concordo mesmo. Mas será que atores como Morgan Freeman, Samuel L. Jackson e Laurence Fishburn, por exemplo, pensam assim? Esses veteranos do cinema, que viram mudanças no mundo refletirem e impactarem o cinema, provavelmente trabalharam muito duro para estar onde estão. (se bem que era questão de tempo mesmo, porque eles são fera! e não só eles.) Sair do papel de coadjuvante para protagonista; não que coadjuvantes não tenham seu valor, e às vezes se destacam mais que o personagem principal devido à atuação do ator, mas sabemos que negro ser protagonista sem ser bandido, assassino ou escravo...bem, demorou um pouco até ele chegar a ser "Deus".

Pensando assim, resolvi pesquisar mais sobre a filmografia e biografia de algumas atrizes, atores e diretores negros, no intuito de conhecer mais o que pensam a respeito, os problemas enfrentados, sanados e os que ainda estão por vir na vida como um cidadão negro e no cinema. Um assunto ainda muito delicado e pouco debatido. E até atores como o Freeman não gostam de falar sobre. Mas eu vou falar e refletir sobre isso sempre! Seja sobre qual o papel que o negro desempenha no cinema? Ou quando não é filme sobre escravidão ou sobre a própria África negro tem papel de destaque? Será que existem muitos papéis de destaque? E por ai seguem milhares de reflexões, tema pra pesquisa de mestrado e doutorado, mas aqui eu quero refletir como uma negra, estudante de cinema e interessada no assunto. Deixo claro, também, que este espaço eu exponho o que penso, o que é verdade pra mim, e infelizmente ainda é verdade pra mim o racismo em todas as esferas da sociedade.

Fiquem com esse vídeo do Morgan sobre uma reflexão sobre o racismo. Bom, eu não concordo com ele.


Reflita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário